3.15.2012

O CANCRO EM 2012

Encontro consagrado à investigação em Oncologia 2012. Exclusivo de Laetitea


Ao longo dos anos, devido a circunstâncias profissionais, a minha aproximação ao «reinado neoplásico» tem vindo a granjear uma dinâmica cada vez mais vincada. Considero que esta matéria já faz parte da minha sina e tenho um sentimento de pertença. Pelo que, o privilégio de ter sido convidada a assistir - e participar - num encontro consagrado à investigação em Oncologia, cujo objectivo centralizou-se num auspicioso espaço de discussão destinado aos especialistas, muito me honrou.

Presidida pela Directora do Centro de Investigação do IPO de Lisboa, Profª Doutora Paula Chaves, a sessão, que não se revelou demasiado sucinta nem excessivamente extensa e especializada, contou com a participação do investigador e Director do IPATIMUP, Prof. Doutor Sobrinho Simões, a Profª Doutora Maria Gomes da Silva (Directora do laboratório de Hemato-Oncologia) e o Doutor Sérgio Dias (Director da Unidade de Investigação de Patologia Molecular), entre muitos outros reputados nomes implicados sob essa valência do foro clínico e científico.

Ao espírito que presidiu a este evento, corresponderam o desafio e a tão desejada eficácia nos fins a atingir. A investigação em Medicina começa pela formulação de uma questão “médica” para o esclarecimento da qual os médicos têm de procurar conjugar esforços com gente da ciência básica, de modo a encontrarem, em conjunto, os mecanismos necessários à obtenção de uma resposta. Difícil de prever é, com certeza, uma estimativa para a cura do cancro. Por último, julgo, na verdade, que essa «lacuna» obtém uma clara resposta na prevenção. Cancro e cura convivem num sincronismo evolutivo. Ao facilitar-se a formação de responsáveis, nomeadamente de professores visando as camadas mais novas, através de uma informação coerente que, no nosso meio, só obtém impulsão com recurso a material “submersivo“, discriminado e honesto, estamos a cercar a doença. Para um melhor combate, quando o cancro é enfrentado, este deve ter sido previsto!

Laetitea



Entrevista exclusiva com o Director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Prof. Doutor Sobrinho Simões


Clique aqui para aceder à entrevista exclusiva com o Director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Prof. Doutor Sobrinho Simões, acerca deste evento.